IPAV

IPAV

O prémio Nobel da Economia de 2019 foi atribuído ao indiano Abhijit Banerjee, à francesa Esther Duflo e ao norte-americano Michael Kremer pela utilização de métodos experimentais para estudar quais as melhores políticas de alívio da pobreza. Para tal, colocaram a seguinte questão: "Qual a melhor forma de retirar um maior número de pessoas possível de uma situação de pobreza extrema?"

Diante deste problema complexo que é a pobreza, os economistas não tentaram uma única e grande solução, mas antes procuraram compreender, de acordo com Esther Duflo, "as raízes profundas e interligadas da pobreza”. Acrescenta ainda que: "Demasiadas vezes, os responsáveis pelas políticas generalizam sobre as pessoas em situação de pobreza”, alcançando conclusões simplistas e afastadas da realidade, uma vez que não compreendem verdadeiramente as diversas causas deste problema complexo. “O que nós fazemos é distinguir os problemas, um de cada vez, examinando-os o mais cientificamente possível”, afirma.
Através desta análise integrada, que reconhece a complexidade do problema e a multiplicidade das suas causas, dizem os responsáveis da Academia no seu comunicado, que a equipa de investigadores conseguiu “melhorar consideravelmente a nossa capacidade para combater a pobreza no globo”.

Efetivamente, perante os desafios da complexidade que enfrentamos hoje, torna-se cada vez mais premente a análise holística dos problemas sociais complexos com que hoje coabitamos. Assim, a abordagem da Governação Integrada analisa-os através de metodologias, como por exemplo, a construção do "Mapa Conceptual" - um esquema que, resultando de um processo de compreensão partilhada, permite compreender melhor as dimensões do problema, situando-nos em relação aos atores e dinâmicas inerentes à realidade estudada. Neste mapa compreendemos que as causas que identificamos para o problema, regra geral, são também consequências do mesmo, demonstrando a interdependência dos vários fenómenos, num mundo cada vez mais globalizado. O Forum para a Governação Integrada acredita que desta forma se alcançam respostas integradas e efetivamente eficazes na mitigação destes problemas.
Obrigada Abhijit, Esther e Michael!

Pode consultar este vídeo produzido no Workshop do Grupo de Trabalho Pobreza Extrema e Sem-abrigo:

WS Mapa Cognitivo da Pessoa em Situação de Sem-abrigo

direitos de autor

 Créditos Fotografia: Reprodução/Twitter @NobelPrize

 

 

A Câmara Municipal de Mafra, em parceria com o Forum para a Governação Integrasa, realizou no passado dia 16 de outubro 2019, no Hotel Vila Galé na Ericeira, mais uma sessão formativa para dirigentes, dedicada ao tema "Colaborar faz toda a diferença".

Esta ação de formação resulta de uma forte aposta do Município de Mafra na sensibilização e capacitação com vista à promoção de um cultura colaborativa, multinível e multisetorial, através do empoderamento para uma liderança colaborativa.

 

 

 

No dia 16 de outubro 2019, realizou-se na Fundação AFID, a primeira parte do I Encontro dos Profissionais de Infância, iniciativa promovida pela CPCJ da Amadora no âmbito do plano local de promoção dos direitos das Crianças e Jovens e do Ano Nacional da Colaboração.

Com a intervenção de diversos convidados, entre os quais o Forum para a Governação Integrada, e a partilha de várias experiências de intervenção no terreno, a iniciativa procurou proporcionar o encontro de educadores e auxiliares de educação e promover a reflexão sobre a intervenção colaborativa em creche e jardim de infância. 

O mês de outubro levou o "Poder da Colaboração" até Alfândega da Fé, distrito de Bragança. O evento decorreu no dia 10 de outubro, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues.

Este ciclo já conta agora com 11 eventos realizados um pouco por todo o país.

Relembramos para quem não ter oportunidade de marcar presença no dia que o evento foi transmitido em direto e que pode ser visto aqui

Gostaríamos de deixar o nosso profundo agradecimento:

- À equipa da Câmara Municipal de Alfândega da Fé

- À equipa da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues

- Ao Canal Ntv pelos vídeos e ajuda com o webstreaming

- À mestre de cerimónias Catarina Teixeira por toda a disponibilidade, dedicação e profissionalismo como aceitou este desafio e o desempenhou sempre com boa disposição

- A todos os oradores, pela inspiração e dedicação:

Joana Ribeiro (projeto GIAV – Combate à Violência de Género)
Ricardo Barroso (projeto Violentómetro)
Ivone Florêncio (projeto Dar e Receber)
Miguel Monteiro (projeto + Idade + Saúde)
Judite Pregueiro (projeto Adélia)

- Ao projeto Leque que se inscreveu no pitch pelo testemunho

A todos/as que quiseram estar connosco nesta tarde tão enriquecedora!

quarta, 09 outubro 2019 13:39

Semana da Colaboração em Oeiras

Enquadrado no Ano Nacional da Colaboração, de 23 a 28 de setembro 2019, decorreu em Oeiras, a "Semana da Colaboração".

Esta é uma iniciativa do Programa "Oeiras Solidária", recorrendo à constituição de uma comissão organizadora, com representantes dos vários setores e membros da rede POS: ARIA, BMW, Oeiras Dance Academy e Federação Portuguesa de Futebol. 

Com a intervenção de diversos convidados, entre os quais o Forum para a Governação Integrada, foi tempo de apresentar alguns exemplos de boas-práticas e discutir algumas linhas de futuro para o trabalho colaborativo em diversos setores do Município de Oeiras.

quarta, 09 outubro 2019 13:22

Encontro de Embaixadores SCML 2019

No âmbito da colaboração entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e o Forum GovInt, no passado dia 23 de setembro 2019 decorreu o Encontro de Embaixadores 2019.

Esta ano a inspiração para esta sessão plenária foi o Surf, aplicado quer à liderança, quer à vida.

Neste dia, os Embaixadores SCML tiveram a oportunidade de acolher o testemunho de vida de pessoas inspiradoras que ajudaram na reflexão sobre o desafio de “Surfar a Vida” - Sérgio Leandro (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Politécnico de Leiria), Lisa Marques (Lizzy Portfolio), Pedro Reis (The Great Good Place), António José Correia (ex-Presidente da Câmara Municipal de Peniche) e Nuno Vitorino (Associação Portuguesa de Surf Adaptado).

E no final do dia foi tempo de ir da teoria para a prática com uma aula de Surf, dinamizada pela escola de Surf do Baleal Surf Camp.

 

No âmbito do Ano Nacional da Colaboração, nos dias 17, 18 e 20 de setembro de 2019, decorreu em Vila Nova de Gaia, um ciclo de três eventos “Colaborar faz toda a diferença”.

Tratou-se de uma iniciativa promovida em parceria com a Câmara Municipal de Vila de Nova de Gaia, integrando o Fórum Internacional de Gaia 2019.

Estes eventos pretenderam constituir-se como momentos de encontro e discussão, nos quais foram partilhados os desafios e os fatores de sucesso para a colaboração interorganizacional em três diferentes áreas:

  • 17 de setembro - Saúde
  • 18 de setembro - Envelhecimento
  • 20 de setembro - Educação e Cidadania

Foi sem dúvida uma semana marcada por sessões em painéis com partilhas de experiências práticas e discussões em mesa redonda, com todos os participantes, onde o foco se centrou em "como fazer" colaboração.

A todos/as que quiseram estar connosco nesta tarde tão enriquecedora O nosso muito Obrigado!

 

No dia 16 de setembro 2019 decorreu no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, a última sessão da Academia de Liderança Colaborativa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Desta vez o tema abordado foi o “Serviço”, numa sessão dinamizada pelo Coordenador Executivo do Forum GovInt, Rui Marques, e ainda, com a participação especial de Mark Mekelburg do projeto "Operação Nariz Vermelho".

O serviço é o ponto de partida, mas também de chegada de um processo de construção individual, que é circular, crescente e sempre incompleto.

No dia 12 de setembro de 2019, o Município de Abrantes promoveu uma cerimónia de receção dos docentes de escolas públicas do concelho, de todos os graus de ensino, no Parque Urbano de Abrantes.

A sessão marcou o arranque oficial do novo ano letivo 2019/2020 e contou com a participação de Rui Marques, em representação do Forum GovInt, que dinamizou uma comunicação subordinada ao tema “Ecossistemas colaborativos. E que tal se colaborássemos”. 

Unidos numa mesma missão, é tempo de fazer da colaboração uma alavanca para os desafios da Educação que vivemos nos tempos atuais, percebendo que sozinhos não vamos longe.

 

 

Como resultado de uma parceria entre o Serviço de Associativismo da Câmara Municipal de Abrantes, o Forum Govint e a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, na noite de 09 de setembro de 2019 decorreu uma ação de sensibilização com dirigentes associativos abrantinos, dedicada aos temas “Colaborar Faz Toda a Diferença” e “Projetos Associativismo e Candidaturas”.
Esta ação, inserida na iniciativa municipal “melhor formar para melhor dirigir”, decorreu no auditório do Estádio Municipal, na Cidade Desportiva de Abrantes, e contou com a participação de Rui Marques (Forum GovInt) e de Anabela Lança (Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto), com a moderação do vereador Luís Dias (Câmara Municipal de Abrantes).

 

 

 

 

Pág. 1 de 23