IPAV

IPAV

No passado dia 10 de julho de 2019, inspirados pelo mote "Colaborar faz toda a diferença", foi a vez de levarmos o tema da Colaboração à reunião de julho do CLAS - Conselho Local de Ação Social do município de Abrantes. O encontro decorreu no Edifício Pirâmide e contou com a presença da Vereadora Celeste Simão e dos diversos atores sociais que compõe o CLAS.

Esta é uma iniciativa no âmbito do protocolo de copromoção estabelecido entre a Câmara Municipal de Abrantes e o IPAV, por via do Forum GovInt e teve como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a Governação Integrada e a Colaboração como resposta à complexidade.

 

 

 

 

O ISEG - Lisbon School of Economics & Management, acolheu mais uma sessão, da Academia da Liderança Colaborativa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. 

O tema abordado foi a Empatia. Na prática o que é que tem a ver com a Liderança?

A Empatia sintetiza a capacidade de ver e entender o mundo através do ponto de vista do outro, tomando consciência de que nos tornamos mais humanos quando nos aproximamos e deixamos completar pelo outro.É através do encontro e da relação que cada um/a se torna capaz de compreender, aceitar e respeitar diferentes formas de percecionar e entender a realidade.

Inspirados pelo mote do Ano Nacional da Colaboração "Colaborar faz toda a diferença", no dia 26 de junho de 2019 decorreu em Leiria, o encontro formativo "Educação e Cidadania - Colaborar faz toda a diferença", com o objetivo de fomentar a reflexão e debate sobre a importância da cultura colaborativa na Educação e na promoção da Cidadania.

Esta foi uma iniciativa promovida pelo Município de Leiria, em parceria com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e o Centro de Formação da Rede de Cooperação e Aprendizagem e contou com a participação do Coordenador Executivo do Forum para a Governação Integrada, Rui Marques.

A cidade do Montijo foi o 9º local, neste ciclo de eventos, a receber "O Poder da Colaboração", sessão que contou com uma organização conjunta do Forum GovInt, a Cercima e a Câmara Municipal do Montijo.

O encontro decorreu no Cinema-Teatro Joaquim d' Almeida, numa tarde onde não faltou Colaboração!

Gostaríamos de renovar o nosso agradecimento:
- À equipa da organização da Cercima 
- À equipa da Câmara Municipal do Montijo
- À equipa do Cinema-Teatro Joaquim d' Almeida 
- Ao Gil Teatro
- Ao formandos do serviço de formação e empregabilidade da Cercima
- Ao Movimento Dansasaparte pelo momento cultural "Orgulho em Ti!"
- A todos os oradores, pela inspiração: Joana Santos (Movimento Dansasaparte), João Martins (Cidadania Europeia), Filipa Ferreira e Lara Caeiro (Pratic’@rte), Ana Vizinho e Maria da Liberdade Carlos (Retratos Tecidos em Manta) e Martim Bustorff (Via Verde Boleias)
- À mestre de cerimónias Manuela Marcelino 
- Aos que se inscreveram no pitch e aos sorteados pela sua apresentação 
- A todos os que colaboraram para o Happy Hour: Cercimasabores e Florineve

A todos/as que quiseram estar connosco nesta tarde tão enriquecedora O nosso muito Obrigado!

No passado dia 12 de junho de 2019, decorreu na Biblioteca Municipal de Odemira, a Assembleia Geral da rede OdeTE - Odemira Território Educativo.

Mobilizados por uma missão comum “que todas as crianças, jovens e adultos gostem de aprender no ecossistema educativo de Odemira”, que em si, depende da resposta de todos, sem exceção, o objetivo desta sessão foi promover o encontro dos diferentes atores, fazer um balanço do caminho percorrido e começar a planear o próximo ciclo letivo.

A mudança cultural de promoção de uma cultura colaborativa começa desde a formação inicial, o impacto sistémico que se pretende atingir implica uma forte mobilização através da Educação.

Assim, nos dias 5 e 11 de junho de 2019, o Forum para a Governação Integrada em parceria com a Direção-Geral da Educação, realizou duas ações de formação para Diretores de Escolas das regiões Centro, Sul e Norte do país, com a temática “Matriz de Governação Integrada: Um roteiro de autoavaliação sobre colaboração”.

Nos dias 30 e 31 de maio de 2019, o Forum para a Governação Integrada estive reunido com diferentes atores da comunidade educativa do concelho de Odemira para mais um ciclo de formação no âmbito do projeto de consultoria e capacitação em modelos de Governação Integrada para a Promoção do Sucesso Escolar neste território.

Depois um primeiro um ciclo de introdução aos problemas sociais complexos, esta ação de formação procurou aprofundar os conceitos e a importância da Colaboração e Governação Integrada como resposta à complexidade.

Decorreu no passado dia 5 de junho de 2019, no Auditório da Feira do Livro de Lisboa, a apresentação do Livro: "Referencial GovInt para a Promoção do Envelhecimento na Comunidade".

Esta é uma edição da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e resulta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Grupo de Trabalho dedicado ao Envelhecimento e às Políticas de Longevidade, coordenado por Mário Rui André, nos últimos cinco anos, no âmbito do Forum para a Governação Integrada. 

O livro está disponível para consulta aqui.

 

No âmbito do Ano Nacional da Colaboração, o Grupo de Trabalho do Desemprego e Desigualdades Sociais do Forum para a Governação Integrada, em parceria com várias instituições de todo o país, em particular, a Organização Internacional do Trabalho, está a desenvolver ao longo de 2019 um ciclo de sessões de sensibilização sobre o tema "Dignidade no Trabalho".

Dirigidas a públicos heterogéneos do ponto de vista social, institucional e territorial, estas sessões têm como objetivo promover a reflexão e o debate sobre esta realidade.

Até ao momento já decorreram cinco ações de sensibilização em diferentes zonas do país.

 

No dia 31 de maio de 2019, realizaram-se as Jornadas Sociais XIII Lousada, pelo Município de Lousada, no Auditório Municipal, abordando o tema do Ano Nacional da Colaboração.

Este evento proporcionou aos participantes um dia preenchido e gratificante com um painel de convidados inspiradores.
Foram apresentados diferentes painéis com os seguintes motes:

- Trabalho Colaborativo em diferentes contextos”;

- “IRIS – Inovação Social: Novas formas de comunicação”;

- “Recruit Potencial – Um olhar para a inclusão.

A sessão contou ainda com a presença do Bispo D. Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz, que abordou o tema de “O Poder da Colaboração”.

 

 

Pág. 1 de 21