Forum para a Governação Integrada

Territórios e Comunidades à Margem: Problematização e Intervenção

 

logo

O workshop doutoral, que acontece entre 16 a 20 de maio, centra-se no conceito de wicked problems.Estes espelham a dificuldade demonstrada por instituiçães públicas, ONG e entidades privadas em dar resposta a problemas estruturais das sociedades contemporâneas.

VER PROGRAMA

 

Não são específicos de um sector de atividade em particular, mas sim transversais a diferentes esferas da ação pública (social, ambiental, económica, etc.). Os wicked problems vieram sublinhar os limites da resposta pública, condicionada pela lógica burocrática e sectorial característica do modelo hierárquico de 'comando e controlo' que pautou a evolução das instituições públicas ao longo do século XX. É neste contexto que emergem os territórios e as comunidades à margem. À margem no sentido de estarem para lá do âmbito tradicional, sectorial, de intervenção no território. 

O workshop visa reforçar as competências de investigação dos doutorandos proporcionando: 
(i) uma visão interdisciplinar e integrada das temáticas que tangem e cruzam os wicked problems;
(ii) ferramentas metodológicas para a sua problematização e investigação; e 
(iii) uma exploração de casos empíricos concretos ilustrando a complexidade e técnicas de intervenção em territórios e comunidades à margem. 

Este workshop será levado a cabo em parceria com o Fórum para a Governação Integrada (GovInt), rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas, da qual o ICS-ULisboa é parceiro, que entenderam cooperar para a reflexão e a ação no âmbito da resolução de problemas sociais complexos através de modelos de governação integrada.

 

Membros