Forum para a Governação Integrada

Territórios Vulneráveis: Bairros Prioritários

Durante o Seminário “Territórios Vulneráveis: o desafio da governação integrada", Jorge Malheiros (IGOT-ULisboa) apresentou o Mapa Cognitivo dos Bairros Prioritários como questão complexa, evidenciando a sua duplicidade sócio-territorial, perante uma plateia de cerca de 300 pessoas. 

José Manuel Henriques (ISCTE-IUL) partilhou com a plateia um mind map sobre as possíveis soluções de Governação Integrada em Bairros Prioritários.

Ainda durante a manhã, a mesa-redonda sobre Bairros Prioritários reuniu vários comentadores: Paula Marques (Câmara Municipal de Lisboa), Paula Cabral (Câmara Municipal de Cascais) e Cláudia Costa (Câmara Municipal do Porto). Um painel moderado por Elisa Vilares (DGT).

Os intervenientes falaram em adequação do plano de intervenção à população, e sublinharam que não basta trabalhar os território é preciso integrá-los na cidade. Foi ainda realçado o potencial deste tipo de território onde as relações de vizinhança e o espírito colaborativo de cidadania estão evidenciados. Foi frisado também que estes territórios não podem ser vistos pela cidade como uma zona à parte, marginalizada. 

Membros