Forum para a Governação Integrada

Territórios Vulneráveis: O ponto de partida

No início da manhã, de dia 4 de junho, a Diretora do Programa de Desenvolvimento Humano da Fundação Calouste Gulbenkian, Luísa Valle, deu as boas vindas aos cerca de 300 participantes do Seminário “Territórios Vulneráveis: o desafio da governação integrada”.

Luísa Valle frisou a importância da cooperação entre o Forum para a Governação Integrada (Forum GovInt) e a Fundação, na investigação de novas abordagens para solucionar problemas complexos. Na sessão de abertura Rui Marques, secretário executivo do Forum GovInt, fez um enquadramento sobre o trabalho do Forum e a sua constituição, contextualizando no tempo o desenvolvimento dos conceitos "problemas sociais complexos" e "governação integrada".

No decorrer da manhã, João Ferrão (ICS-ULisboa)  fez uma enquadramento do Grupo Temático que coordena explicando a metodologia aplicada na execução dos mapas cognitivos. Foi peremptório ao afirmar que os territórios vulneráveis não se limitam à componente social – são um problema complexo. Falou ainda na tipologia de territórios vulneráveis, os que concentram grupo sociais vulneráveis ou os territórios que estão expostos a choques externos (económico, climático, etc.). O coordenador apelou para que o público refletisse, apresentasse sugestões e tecesse comentários sobre os mapas cognitivos apresentados para que estes possam ser enriquecidos com novos contributos.

O evento no qual se debateu as temáticas Bairros Prioritários e Territórios de Baixa Densidade foi coordenado por João Ferrão (ICS-ULisboa), mentor do grupo de trabalho “Territórios Vulneráveis”, do Forum GovInt.

Membros