IPAV

IPAV

quarta, 09 outubro 2019 13:39

Semana da Colaboração em Oeiras

Enquadrado no Ano Nacional da Colaboração, de 23 a 28 de setembro 2019, decorreu em Oeiras, a "Semana da Colaboração".

Esta é uma iniciativa do Programa "Oeiras Solidária", recorrendo à constituição de uma comissão organizadora, com representantes dos vários setores e membros da rede POS: ARIA, BMW, Oeiras Dance Academy e Federação Portuguesa de Futebol. 

Com a intervenção de diversos convidados, entre os quais o Forum para a Governação Integrada, foi tempo de apresentar alguns exemplos de boas-práticas e discutir algumas linhas de futuro para o trabalho colaborativo em diversos setores do Município de Oeiras.

quarta, 09 outubro 2019 13:22

Encontro de Embaixadores SCML 2019

No âmbito da colaboração entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e o Forum GovInt, no passado dia 23 de setembro 2019 decorreu o Encontro de Embaixadores 2019.

Esta ano a inspiração para esta sessão plenária foi o Surf, aplicado quer à liderança, quer à vida.

Neste dia, os Embaixadores SCML tiveram a oportunidade de acolher o testemunho de vida de pessoas inspiradoras que ajudaram na reflexão sobre o desafio de “Surfar a Vida” - Sérgio Leandro (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Politécnico de Leiria), Lisa Marques (Lizzy Portfolio), Pedro Reis (The Great Good Place), António José Correia (ex-Presidente da Câmara Municipal de Peniche) e Nuno Vitorino (Associação Portuguesa de Surf Adaptado).

E no final do dia foi tempo de ir da teoria para a prática com uma aula de Surf, dinamizada pela escola de Surf do Baleal Surf Camp.

 

No âmbito do Ano Nacional da Colaboração, nos dias 17, 18 e 20 de setembro de 2019, decorreu em Vila Nova de Gaia, um ciclo de três eventos “Colaborar faz toda a diferença”.

Tratou-se de uma iniciativa promovida em parceria com a Câmara Municipal de Vila de Nova de Gaia, integrando o Fórum Internacional de Gaia 2019.

Estes eventos pretenderam constituir-se como momentos de encontro e discussão, nos quais foram partilhados os desafios e os fatores de sucesso para a colaboração interorganizacional em três diferentes áreas:

  • 17 de setembro - Saúde
  • 18 de setembro - Envelhecimento
  • 20 de setembro - Educação e Cidadania

Foi sem dúvida uma semana marcada por sessões em painéis com partilhas de experiências práticas e discussões em mesa redonda, com todos os participantes, onde o foco se centrou em "como fazer" colaboração.

A todos/as que quiseram estar connosco nesta tarde tão enriquecedora O nosso muito Obrigado!

 

No dia 16 de setembro 2019 decorreu no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, a última sessão da Academia de Liderança Colaborativa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Desta vez o tema abordado foi o “Serviço”, numa sessão dinamizada pelo Coordenador Executivo do Forum GovInt, Rui Marques, e ainda, com a participação especial de Mark Mekelburg do projeto "Operação Nariz Vermelho".

O serviço é o ponto de partida, mas também de chegada de um processo de construção individual, que é circular, crescente e sempre incompleto.

No dia 12 de setembro de 2019, o Município de Abrantes promoveu uma cerimónia de receção dos docentes de escolas públicas do concelho, de todos os graus de ensino, no Parque Urbano de Abrantes.

A sessão marcou o arranque oficial do novo ano letivo 2019/2020 e contou com a participação de Rui Marques, em representação do Forum GovInt, que dinamizou uma comunicação subordinada ao tema “Ecossistemas colaborativos. E que tal se colaborássemos”. 

Unidos numa mesma missão, é tempo de fazer da colaboração uma alavanca para os desafios da Educação que vivemos nos tempos atuais, percebendo que sozinhos não vamos longe.

 

 

Como resultado de uma parceria entre o Serviço de Associativismo da Câmara Municipal de Abrantes, o Forum Govint e a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, na noite de 09 de setembro de 2019 decorreu uma ação de sensibilização com dirigentes associativos abrantinos, dedicada aos temas “Colaborar Faz Toda a Diferença” e “Projetos Associativismo e Candidaturas”.
Esta ação, inserida na iniciativa municipal “melhor formar para melhor dirigir”, decorreu no auditório do Estádio Municipal, na Cidade Desportiva de Abrantes, e contou com a participação de Rui Marques (Forum GovInt) e de Anabela Lança (Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto), com a moderação do vereador Luís Dias (Câmara Municipal de Abrantes).

 

 

 

 

No arranque de um novo ano letivo, no dia 06 de setembro de 2019, o Município de Ourém promoveu uma cerimónia para assinalar a abertura oficial do ano letivo 2019/2020, em Ourém.

A sessão contou com uma intervenção do Coordenador Executivo do Forum GovInt, Rui Marques, com o objetivo de promover a reflexão sobre "Ubuntu e a educação para a interdependência".

De facto, vivemos hoje tempos de grandes desafios no contexto da Educação. Perante uma realidade que é complexa, que a todo o instante se altera e que está repleta de incertezas e de ambiguidades, os modelos que durante séculos funcionaram, deixaram de ser eficazes e eficientes, obrigando todo o sistema a repensar-se. Este desafio, numa perspetiva de governação integrada, baseada na colaboração e na corresponsabilidade, multinível e multissetorial, convoca toda a comunidade para esta missão, onde todos os atores são chamados a ser parte efetiva da solução, a colaborar eficazmente, de uma forma integrada, para a promoção do sucesso escolar. 

 

 

 

No dia 5 de agosto de 2019 foi celebrado o protocolo de cooperação entre o Forum GovInt e a Câmara Municipal de Mafra.

A assinatura do protocolo veio formalizar o apoio institucional e técnico do Forum GovInt ao Município de Mafra, para o desenvolvimento de iniciativas no âmbito dos modelos de Governação Integrada e Liderança Colaborativa.

Este constitui mais um passo no compromisso do Forum GovInt com uma cultura colaborativa, procurando continuar a mobilizar e a inspirar a sociedade portuguesa, através dos/das cidadãos/ãs e das instituições, para a relevância estratégica da colaboração, quer como forma de resolução de problemas, quer de otimização dos recursos disponíveis.

 

 

 

 

No passado dia 10 de julho de 2019, inspirados pelo mote "Colaborar faz toda a diferença", foi a vez de levarmos o tema da Colaboração à reunião de julho do CLAS - Conselho Local de Ação Social do município de Abrantes. O encontro decorreu no Edifício Pirâmide e contou com a presença da Vereadora Celeste Simão e dos diversos atores sociais que compõe o CLAS.

Esta é uma iniciativa no âmbito do protocolo de copromoção estabelecido entre a Câmara Municipal de Abrantes e o IPAV, por via do Forum GovInt e teve como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a Governação Integrada e a Colaboração como resposta à complexidade.

 

 

 

 

O ISEG - Lisbon School of Economics & Management, acolheu mais uma sessão, da Academia da Liderança Colaborativa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. 

O tema abordado foi a Empatia. Na prática o que é que tem a ver com a Liderança?

A Empatia sintetiza a capacidade de ver e entender o mundo através do ponto de vista do outro, tomando consciência de que nos tornamos mais humanos quando nos aproximamos e deixamos completar pelo outro.É através do encontro e da relação que cada um/a se torna capaz de compreender, aceitar e respeitar diferentes formas de percecionar e entender a realidade.

Pág. 1 de 22

Membros