icon module1
EVENTOS
icon module2
INVESTIGAÇÃO
icon module3
FORMAÇÃO
icon module2
PROJETOS PILOTO
IPAV

IPAV

Na sequência do seminário "Como fazer funcionar Governação integrada?", um conjunto de instituições decidiu constitui uma rede informal que visa "contribuir para promoção de uma alteração da cultura organizacional das instituições, evoluindo das soluções burocráticas para modelos de governação integrada (GovInt), que permitam maior eficácia e eficiência na resolução de problemas sociais complexos".

No passado mês de Novembro realizou-se na Fundação Calouste Gulbenkian, a apresentação do relatório "Como fazer funcionar Governação integrada no quadro do Portugal 2020?" , numa iniciativa desenvolvida pelo IPAV, com o apoio do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional e da Fundação Gulbenkian. O relatório, cujo sumário executivo e o roteiro de ação pode ser visto aqui.

Nos passados dias 11 e 12 de julho de 2014, teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian a Conferência Internacional "Problemas Sociais Complexos: Desafios e Respostas", organizada pelo Forum Para a Governação Integrada.

O Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa, celebrou um protocolo de cooperação com o Forum para a Governação Integrada, no passado dia 11 de Julho, na sessão de encerramento da Conferência internacional "Problemas sociais complexos".

A primeira opção específica de formação avançada em “Problemas sociais complexos e governação integrada” está a ser preparada pela Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, com arranque previsto para Outubro de 2014.

 

Para memória futura sobre a Conferência Internacional "Problemas Sociais Complexos: Desafios e Respostas" que teve lugar em julho de 2014, deixamos os links com os principais destaques noticiosos:

No âmbito do protocolo assinado no passado mês de Julho, arrancou, no dia 7 de Novembro, o curso de "Formação Avançada em Governação Integrada: Perspetivas e Estratégias para a Intervenção em Problemas Sociais Complexos". Dezoito formandos de várias instituições (Câmaras municipais, juntas de freguesia, empresas, fundações, projetos de intervenção social,...) vão fazer um percurso de 85 horas, até final de Fevereiro, na Faculdade de Ciências Humanas, da Católica, em Lisboa.

A mais recente publicação do Fórum para a Governação Integrada está disponível em formato e-book. O livro "Problemas Complexos e Governação Integrada", coordenado por Rui Marques, presidente do Instituto Padre António Vieira, resulta do sumário executivo dos capítulos “Problemas Sociais Complexos”, “Governação Integrada" e do Roteiro de propostas do laboratório “Portugal 2020: Como Fazer Funcionar Governação Integrada?”.

Dando seguimento ao protocolo de cooperação subscrito em Setembro, entre o centro de investigação SOCIUS, do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, vai realizar-se esta semana, no dia 18 de Novembro, uma sessão de apresentação do tema "Problemas sociais complexos e governação integrada".

O Mestrado de Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, dirigido pela Prof. Sílvia Ferreira, acolheu um seminário sobre "Problemas Sociais Complexos e Governação Integrada".

Pág. 1 de 10

Membros