Forum para a Governação Integrada

“Pessoa em Situação de Sem-Abrigo” – o prisma dos problemas e soluções

O problema social complexo da pessoa em situação de sem-abrigo, as suas interações e a procura de um roteiro de soluções integradas foram os temas de trabalho propostos pelo Workshop "Mapa Cognitivo da Pessoa em Situação de Sem-abrigo”.

IMG 2304

O evento que se debruçou sobre a problemática da pessoa sem-abrigo foi organizado pelo Grupo de Trabalho “Pobreza Extrema e Sem-abrigo” do Forum para a Governação Integrada, e juntou técnicos de várias áreas de atuação de modo a abranger perspectivas diferentes e por vezes complementares sobre este tema, na Fundação Calouste Gulbenkian.

A sessão de abertura contou com a presença da diretora do Programa de Desenvolvimento Humano da Fundação Calouste Gulbenkian, Luísa Valle, o Secretário Executivo do Forum para a Governação Integrada, Rui Marques, e o coordenador do Grupo de Trabalho “Pobreza Extrema e Sem-abrigo”, Henrique Joaquim.

IMG 2281

Seguindo a dinâmica World Cafe, os participantes foram desafiados a mapear a problemática da “pessoa em situação de sem-abrigo” tendo em conta os seguintes dimensões:" A Pessoa Sem-Abrigo", "Família", "Poder Político", "Respostas de Instituições Públicas", "Emprego/Empregadores", "Mecenato" e "Financiamento" e "Sociedade Civil". Durante o exercício foi sentida a necessidade de clarificação de conceitos, criação de novas interações dentro do mapa e acrescentar novas caixas temáticas.

Rita Marques, representante da ImpacTrip (projeto com rotas de inclusão que pretende empregar a pessoa sem-abrigo) e participante do workshop referiu que “eu estou a dar a minha visão de público geral. Para mim foi importante estar aqui, e ver como é que as várias entidades que apresentam várias soluções para esta população, trabalham”.

Para além do mapeamento houve também tempo para debater em grupo possíveis soluções para os problemas anteriormente levantados, um trabalho que será continuado e desenvolvido em co-autoria pelo Grupo de Trabalho até outubro.

Membros