Forum para a Governação Integrada

Forum debate o Desemprego Jovem Não Qualificado

A temática do "Desemprego Jovem Não Qualificado" esteve em destaque no dia 11 de Março. O grupo de trabalho sobre o Desemprego Jovem Não Qualificado do Forum para a Governação Integrada (GovInt) em parceria com o Observatório Permanente da Juventude do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa reuniu-se com investigadores das áreas das ciências sociais para o mapeamento da problemática do "desemprego jovem não qualificado", a partir de diferentes ângulos de abordagem.

IMG 0689

Estiveram presentes vários académicos com diferentes abordagens em relação à temática em destaque: Manuela Mendes - populações ciganas (CIES/ISCTE-IUL), Renato Carmo - precariedades juvenis (CIES/ISCTE-IUL), Vítor Sérgio Ferreira - novas profissionalidades juvenis (ICS-UL), Lia Pappámikail - populações juvenis vulneráveis (IPS), Teresa Seabra - escolaridade de populações emigrantes/avaliação de programas educativos de combate ao abandono escolar (ISCTE-IUL), Francisco Simões - intervenção (projetos na agricultura, no contexto açoriano) com jovens que abandonaram sistema educativo com baixas qualificações (CIS/ISCTE-IUL), Bruno Dionísio - a intervenção (escolas TEIP) em populações juvenis vulneráveis (ESEP) e Catarina Mendes Cruz - reflexão do Observatório da Pobreza da cidade de Lisboa (EAPN).

 Durante a sessão cada interveniente teve a possibilidade de refletir a problemática tendo em conta os tópicos de debate previamente definidos e a experiência profissional de cada um, a sessão foi coordenada pela Profª.Drª. Maria Manuel Vieira.

Membros