Forum para a Governação Integrada

GovInt: a experiência internacional e desafios para Portugal

 IMG 1331

A abertura da conferência "Governação Integrada: a experiência internacional e desafios para Portugal" contou com a presença de parceiros e promotores do Forum para a Governação Integrada.

A Diretora do Programa de Desenvolvimento Humano da Fundação Calouste Gulbenkian, Luísa Valle, a vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Paula Marques, a diretora geral do INA, Mafalda Lopes dos Santos e o membro do Conselho de Administração da Fundação Montepio, Carlos Beato, deram as boas vindas aos presentes e recordaram o percurso do trabalho desenvolvido pelo Forum GovInt até à data.

"Governação integrada: Como? Onde? Para quê?" foram as pistas lançada por Tom Christensen (Universidade de Olso, Noruega), o conferencista principal mencionou 3 tipos de governação, exemplos de boas práticas da Noruega e desafiou a audiência a pensar em problemáticas da Governação Integrada para serem debatidas durante o dia de trabalho da conferência.

 

IMG 1445


O primeiro painel intitulado "Governação Integrada e Administração Pública: a Experiência Internacional e Desafios para Portugal" foi moderado por Mafalda Lopes dos Santos (INA) que conduziu os oradores estrangeiros Phil Haynes (Professor Public Management – Universidade de Brighton, Reino Unido), Philip Karré (Senior Researcher at the Research Group City Dynamics of Inholland University Holanda), e Evert Lindquist (Prof. Public Administration, School of Public Administration, Univ. Victoria, Canadá). Os oradores do Reino Unido, Noruega, Canadá e Holanda enriqueceram o programa com a experiência internacional em Governação Integrada, os seus desafios e boas práticas.

Durante a tarde a professora da Universidade de Coimbra Maria Manuel Leitão Marques moderou o segundo painel da conferência que trouxe a debate a "Governação Integrada - perspetiva a partir do centro do Governo" com os oradores Guilherme Oliveira Martins (Ministro da Presidência em 2000/2) e Joaquim Azevedo (UCP Porto).
O trabalho de colaboração: lições para políticas e práticas deu o mote para a intervenção de fundo de Paul Williams "Making Collaboration Work: Lessons for Policy and Practice" (Cardiff Metropolitan University), a proposta foi comentada pela professora do ISCTE Isabel Guerra e pelo Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado.

O primeiro dia da conferência foi encerrado pelo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro que referiu que uma reforma em governação integrada para a administração pública será muito importante para todas as reformas públicas que se seguirem.

 

Membros